Revista Digital Tangaraense

A notícia imparcial e com credibilidade!

sábado, 5 de novembro de 2016

EXERCÍCIO FÍSICO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PRESERVAM A FUNÇÃO COGNITIVA





Por Altieres Júnior
A demência é uma síndrome clínica caracterizada por um declínio na inteligência, memória, percepção, pensamento crítico e na capacidade de tomar decisões. No entanto, existem vários fatores que previnem essa síndrome, a saber: i) Estudar; ii) Trabalho de alta complexidade e; iii) Ter uma grande rede de bons amigos.

  Dieta e exercício físico são fatores de proteção contra o declínio cognitivo? O que já se sabe sobre o assunto?

Atualmente, sabe-se que as dietas ricas em frutas e vegetais são amplamente recomendadas devido às suas propriedades de promoção da saúde. Consumo diário de frutas e vegetais tem sido fortemente associado com menor risco para doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes. Por outro lado, o exercício físico é um fator que melhora a função cognitiva em idosos. No entanto, muito pouco se sabe sobre as relações entre exercício físico, consumo diário de frutas e vegetais e função cognitiva em jovens e idosos.  
Um estudo feito no Canadá e publicado no Journal of  Public Health (Jornal de Saúde Pública) mostrou que o exercício físico regular combinado com uma dieta saudável pode resultar em melhor função cognitiva.
Os Cientistas entrevistaram 45.522 (Quarenta e cinco mil e quinhentos e vinte e dois) adultos com idade ≥ 30 anos (30 – 59 adultos jovens e ≥ 60 idosos). As pessoas foram questionadas sobre: visão, audição, fala, locomoção, destreza, emoção, cognição e dor. Além disso, os níveis de atividade física e ingestão diária de frutas e legumes também foram anotados.

O que este estudo acrescenta para as pessoas jovens (30 - 59 anos)?

Os resultados deste estudo indicam que os adultos jovens praticantes de exercício físico e com um consumo de frutas e vegetais de 10 ou mais porções por dia relataram melhor função cognitiva.

O que este estudo acrescenta para as pessoas idosas (≥ 60 anos)?

Os idosos praticantes de exercício físico e com um consumo de frutas e vegetais de pelo menos cinco porções diárias relataram melhor função cognitiva.
  Portanto, o engajamento num programa de exercício físico regular, consumo no mínimo de cinco ou mais porções diárias de frutas e vegetais e manutenção de um peso normal, são fatores que preservam a integridade cognitiva, sendo assim, retardando o seu declínio. 
IMPORTANTE!!
Consulte um (a) Nutricionista antes de montar sua dieta e converse com um Profissional de Educação Física antes de engajar em qualquer programa de exercício físico.
Acesse o link para a leitura do artigo: http://jpubhealth.oxfordjournals.org/content/early/2016/10/28/pubmed.fdw113.full

Nenhum comentário:

Postar um comentário